Bitcoin Talks

Saúde Financeira, E8 - Inflação

December 21, 2021

SAÚDE FINANCEIRA EPISÓDIO 8 - Podbean

Olá criptofans.

Neste episódio estivemos a falar de inflação.

As grandes instituições fizeram-nos crer que era algo transitório, não é, é permanente.

O mundo está a mudar, um relatório recente fala de inflação de 6,5 %, sendo que este valor ser quase 10% se levarmos em conta a alteração da forma como os indicadores são calculados.

Isto não é surpresa nenhuma.

Neste momento, os governos estão a imprimir dinheiro, as pessoas estão a ficar com mais dinheiro nos Estados Unidos da América e estamos a criar pressão de compra do lado da procura. As pessoas acham que as suas coisas valem mais, e que por isso estão mais ricas, contudo o seu poder de compra está a ser destruído cada vez que os governos imprimem dinheiro. Os mais prejudicados são todos aqueles que têm dinheiro, dinheiro físico, a sua desvalorização é real, como já vimos em vários países.

Princípios a ter em mente quando falamos de inflação:

Riqueza = Poder de Compra

Riqueza não é ter dinheiro nem mais crédito.

Convém reparar que a riqueza não aumenta quando aumentamos o dinheiro que imprimimos nem o crédito muda isso. porque o nosso poder de compra não aumenta, pelo contrário, diminui. Isto porque cada vez que imprimimos estamos a desvalorizar aquilo que já tínhamos, o já existente, por essas razões, perdemos.

Riqueza ≠ Riqueza Financeira

Esta noção é quanto a mim uma grande armadilha.

A riqueza é aquilo que conseguimos materializar na nossa vida.

Ser rico financeiramente, são ativos que adquirimos para que possamos reservar riqueza que um dia poderemos converter em riqueza.

O facto de os nossos investimentos financeiros subirem não significa que subiu o nosso poder de riqueza e de compra, porque se os bens subirem mais, estaremos na realidade a perder poder.

A própria China já está a ter problemas com a inflação, esse gigante económico que parecia estar a salvo, está há 13 anos a criar dívida - com infraestrutura governamental e investimento em propriedade financiado por dívida, no projecto Evergrande, uma perda de 300 biliões. Tem sido suportado por bancos do governo, e estas dívidas estão presas a bens não produtivos incapazes de cobrir os empréstimos.

Criar Riqueza = Ser Produtivo

A produtividade é um bom indicador de que estamos a gerar valor, e por consequência gerar riqueza, dívida e impressão de dinheiro não são produtividade.

Perda de Riqueza = Declínio de Poder

Quando perdemos riqueza, o nosso poder como cidadãos decresce, ficamos mais condicionados a flutuações e menos capazes de fazer aquilo que consideramos ser o melhor para nós.

Como sempre, dúvidas ou sugestões podem enviar para o email bitcointalks@editoraself.pt

Este episódio é patrocinado pela Editora Self e no podcast existe um código de desconto de 15% extra em todos os livros do site.

Link para o curso do António.

Link para o curso gratuito Saúde Financeira.

Site de autor do António Vilaça Pacheco.

Podbean App

Play this podcast on Podbean App